Por Padrão os Blogs possuem arquivamento por ordem vertical. Ao término da última informação vista, não esqueça de clicar em: "POSTAGENS MAIS ANTIGAS".Pode ser exatamente nessas "Postagens mais Antigas" é que você encontrará o que procura.

Rede aan! e o WordPress

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Estude o Caso e haja rápido

27/10/2008 -
Aprenda antes de clamar por mudanças

Um dos maiores equívocos que os profissionais cometem é deixar de aprender e preferir sempre a sua solução ao analisar e entender o contexto a que uma situação direciona.

Quando se entra em qualquer processo de trabalho, seja este operacional, tático ou estratégico, seja este técnico ou de negócio, a regra número “1” é entender o que está acontecendo para se localizar e a regra número “2” é absorver o que está estabelecido para efetivamente colaborar.

Muitas vezes as pessoas se preocupam em conquistar espaço e em fazer o processo estabelecido de se adequar a si ao invés de se colocarem a disposição do processo.

Quando o que importa primeiramente é o “eu”, fica difícil direcionar o foco do contexto de negócio para o “nós”, porque os outros nunca importam e só você e “seu umbigo” importam.

É um categórico erro não se importar com os outros...

É justo clamar por mudanças, por melhorias, por ajustes, porém injusto opinar antes de conhecer e entender porquê as coisas estão da forma como estão ou são da forma como são.

Antes de julgar os processos, a condução ou as pessoas, entenda o significado de cada movimento, de cada pessoa e seus interesses e, aprenda com o que você enxerga e ouve.

Saiba perceber os detalhes e ler nas entrelinhas, saiba entender os códigos culturais que impactam enormemente nas ações das pessoas e que podem criar dúvidas onde não há dúvida alguma.

A complexidade do aprendizado está diretamente relacionada à sua capacidade de deixar-se colocar no lugar dos outros.

No mundo dos negócios é comum que as pessoas não se permitam avaliar adequadamente os contextos de negócios e por isso mesmo pré-julgar muitas das situações baseadas em seu entendimento parcial sobre o contexto que interagem.

E são muitas as oportunidades que se perde por não perceber realmente o que está acontecendo.

Antes de buscar mudanças, entenda e aprenda com que está bem a sua frente.

Perceba que é muito importante nunca se colocar acima de qualquer aprendizado, pois há sempre o que aprender.

Quando você quiser propor mudanças, saiba muito bem porque estas serão necessárias, principalmente por experiência própria.

Muitas vezes as coisas não precisam ser diferentes do que são, mas precisam ter o seu entendimento, que pode ser muito diferente do que você pensa ser o certo para àquele contexto.

Permita-se entender o que o contexto oferece, e deixe de lado preconceitos ou opiniões pré-concebidas.
Seja responsável com o seu próprio caminho e permita-se aprender.

Certamente o resultado final será um profissional maduro e capaz de se colocar no lugar dos outros, não porque alguém disse para fazer isso, mas porque há o entendimento de que é preciso fazer isso.

Aprenda.

Nenhum comentário: